Beleza e Saúde

A escova progressiva é segura?

01/09/2018

A escova progressiva foi um método de alisamento capilar que fez muito sucesso, por se tratar de uma técnica alisante permanente, que conquista um visual que muitas mulheres ainda hoje sonham, porém este tratamento ainda deixa muitas dúvidas sobre a sua segurança, por conter uma substância considerada tóxica em sua fórmula, o formol.

Os produtos para escova progressiva tem seu uso permitido por lei, porém a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revisa as composições, garantindo o cumprimento da norma que define a quantidade de formol permitida, que não pode ser superior a um percentual de 0,2%.

A irregularidade do produto resulta no impedimento de que ele seja registrado e chegue ao mercado, mas muitas vezes estas leis acabam sendo burladas e os consumidores acabam tendo acesso a produtos clandestinos.

Este ainda não é o único risco que as mulheres que decidem fazer uma escova progressiva ficam expostas, existem muitas cabeleireiras e salões de beleza que adicionam uma quantidade extra de formol na mistura, na tentativa de obter um efeito mais liso e duradouro, colocando todos em risco.

Em alguns salões de fundo de quintal, os profissionais estão alheios as medidas de preventivas, o que compromete a segurança do tratamento, toda mulher que se submeter a uma escova progressiva deve passar antes pelo teste de mecha, que verifica se não existe nenhum tipo de rejeição aos componentes do produto, a escova progressiva deve ser feita em local ventilado e todos aqueles que estiverem no local, independente da participação no processo ou não devem usar máscaras, que protegem as vias respiratórias.

Antes de realizar uma escova progressiva, conheça o salão onde ela será realizada, converse com o profissional e exija os seus direitos de segurança, para garantir que a sua saúde não será afetada de maneira nenhuma.

do seu site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *