Como ter um cabelo saudável e bonito

Tagged: , , , ,

  • Sharebar

O cabelo, tal como a nossa pele, depende do nosso estado de saúde, higiene, alimentação e tipos de cuidados.

Com uma alimentação equilibrada e certos cuidados capilares, o seu cabelo terá certamente um aspecto saudável e brilhante. Com um cabelo bonito está comprovado que nos sentimos mais seguras!

A alimentação ajuda o cabelo a crescer forte e com mais vitalidade. Precisamos ingerir vitaminas A, E, C e B, além de proteínas. Podemos encontra-las nas frutas e verduras (melhor ainda se consumidas cruas), fibras, cereais integrais, ovos e peixes. Evite comer muitos fritos, gorduras e beber café em excesso.

Cabelo Limpo e volumoso

O seu cabelo é fino, liso, oleoso e sem volume?

  • Lave-o com frequência. O cabelo bem limpo sempre tem mais volume, pois fica com menos óleo e, consequentemente, menos “pegagoso”. O cabelo oleoso parece sujo! “Um cabelo com volume é muito mais sexy”, quem o diz é o consultor da Garnier e cabeleireiro da Live Tules e da Nicole Kidman, David Mallet.
  • Aposte nos champôs que dão volume e evite os produtos de fixação. Esqueça o que se diz sobre lavar o cabelo todos os dias, são apenas mitos. Se o teu cabelo tiver sujo/oleoso aí sim é prejudicial.
  • Cuidado com o condicionador. Em excesso retira o volume, usa apenas nas pontas.
  • Seque com o secador, enquanto abana com os dedos o cabelo. Se mesmo assim não conseguir o volume desejado, experimente seca-lo de cabeça para baixo e no sentido contrário.
  • Se secar naturalmente, penteie o cabelo molhado na direção contrária à que usa. Por exemplo: se o seu cabelo é virado para a direita, seque-o para a esquerda. Assim, quando estiver seco e o puser como deseja, ficará com mais volume.
  • Evite usar gel, prefira as mousses, que são mais leves e ajudam a formar ondas macias.

Um truque infalível de David Mallet: molha o cabelo, aplica uma espuma com efeito de volume e faz um apanhado alto. Seca com o secador e dorme assim. No dia seguinte, soltas e penteias-te de cabeça para baixo com os dedos. Levanta com vigor e…voilá!

Experimenta o Champô de volume Fruit Fusions Citrus Lift da Herbal Essences.

Champô de volume Fruit Fusions Citrus Lift da Herbal Essences
Champô de volume Fruit Fusions Citrus Lift da Herbal Essences

Comprido e com movimento

A maioria dos rapazes prefere as raparigas de cabelo comprido. E nós sabemos que o cabelo comprido, solto e bonito é poderosíssimo no que a toca a sedução!

Já ouviu falar na levedura de cerveja? Existe na forma de comprimidos, naturais e garantem um crescimento fabuloso do cabelo.

Para que o teu cabelo tenha movimento opta por um corte escadeado e franjas compridas, não o cortes a direito. Seca-o agitando o secador em várias direcções!

Experimenta o Leite liso com movimento da Pantene Pro-V.

Leite liso com movimento da Pantene Pro-V
Leite liso com movimento da Pantene Pro-V

Brilhante

Mais uma vez a alimentação como principal factor. Nos ovos, soja e queijo encontramos cisteína – o aminoácido responsável pelo brilho do cabelo.

Um truque: junta 1/2 copo de sumo de limão à água com que enxaguas o cabelo.

Lava-o com frequência e evita os lenços e gorros que impedem o couro cabeludo de respirar. Experimenta a máscara de brilho Elvive Nutri-Gloss. Ficas ainda com um cheirinho delicioso no cabelo!

Máscara de brilho Elvive Nutri-Gloss
Máscara de brilho Elvive Nutri-Gloss

Cuidados a ter com o seu cabelo no geral:

  • Evite lavar o cabelo com água muito quente. Agride as fibras capilares e tira o brilho. A água sempre morna. Se conseguir no final passar água fria, excelente!
  • Ao lavá-los massage levemente a raiz para desobstruir os poros. Coloque o shampo e massage novamente usando sempre as pontas dos dedos e não as unhas. Esta massagem activa a circulação.
  • Enxague com uma toalha felpuda, mas não esfregue com força, para evitar a quebra de cabelo. Enrole-a na cabeça para que o tecido absorva naturalmente o excesso de umidade. Em seguida, retire-a e deixe que os fios sequem em contato directo com o ar.
  • Para se pentear, use pentes com dentes largos (pentes garfo) ou escovas com pontas arredondadas, que provocam menos danos ao cabelo. Comece a desembaraçar de baixo e vá subindo.
  • Evite dormir com cabelos húmidos ou presos.
  • Evite utilizar condicionadores nas raízes, aplique apenas nas pontas nas pontas. Até porque em excesso pode provocar caspa e queda de cabelo.
  • Evite o uso de tintas, permanentes e tudo o que seja artificial ao seu cabelo ou use com moderação e de preferência aconselhado por um cabeleireiro de confiança.
  • Se usa regularmente o secador, afaste-o da cabeça, de modo a não ficar próximo da raiz e mantenha-o em movimento constante, agitando o cabelo com os dedos. Sempre em baixa temperatura. Pode aplicar um produto pré-secagem como por exemplo o Nutri-liss da Kérastase. Evita o quebra dos fios.

    Nutri-liss da Kérastase
    Nutri-liss da Kérastase
  • Quinzenalmente (ou consoante o seu tipo de cabelo) aplique um hidratante. Repõe as proteínas e aumenta a resistência do cabelo contra agentes agressores. Para as propriedades dos cremes penetrarem melhor no couro cabeludo, coloque uma touca para gerar calor.
  • O baby liss são ideais para penteados rápidos ou para fazer retoques de última hora. Os modelos novos são portáteis e alguns funcionam inclusive com secador acoplado. Entretanto, evite usar o aparelho no dia-a-dia. O calor excessivo do metal pode danificar os fios

baby liss
baby liss
  • Proteja o cabelo do sol excessivo. Experimente o Elvive Solar,que dá protecção aos cabelos expostos às agressões do sol, do vento, do mar e da piscina.

Elvive solar
Elvive solar

Máscara caseira para cabelos estragados

Amasse uma banana madura e junte algumas gotas de óleo de amêndoa. Aplique e massagem, deixe actuar por quinze minutos e lave o cabelo de seguida.

Mais dicas para um cabelo saudável e bonito?

Tens mais truques e dicas para um cabelo saudável e bonito? Deixa o comentário.